Descubra três municípios com joias turísticas no Cerrado

Por Tiemi Oto

Nova Xavantina

Localizada na região do Araguaia, Nova Xavantina é um paraíso para os amantes do ecoturismo. O caminho até a cidade é uma aventura visual, com a Serra do Roncador e seus impressionantes paredões. Ao chegar, prepare-se para explorar ilhas, cachoeiras, rios e parques. A hospitalidade local é um bônus adicional, tornando Nova Xavantina um destino imperdível. Reserve alguns dias para descobrir este recanto natural pouco conhecido.

Cachoeiras

No Complexo das Cachoeiras na Fazenda Gavião você encontrará as cachoeiras Gratidão, Sucesso e Biquíni. As duas primeiras têm acesso fácil, com estacionamento próximo às escadarias e uma curta caminhada. Para a cachoeira do Biquíni, é necessário descer uma trilha entre rochas, mas a vista das águas cristalinas compensa todo o esforço. É permitido o preparo de alimentos ou encomendar com os recepcionistas, a entrada de animais é permitida. É agendar a visita e manter o local limpo, recolhendo todo o lixo.

Horário de funcionamento: sábados e domingos sem necessidade de agendamento; dias de semana somente com reserva prévia. 
Custo: R$ 30 a partir de 13 anos; criança de 0 a 6 anos não é cobrada taxa, R$ 15 para estudantes, moradores e idosos acima de 60 anos. 
Contato:  (66) 99676-9293 (WhatsApp)

Rancho Ponte de Pedra

Às margens do Córrego Ponte de Pedra, o Rancho Ponte de Pedra é um refúgio especial. Com piscinas naturais, pequenas quedas d’água e uma bela praia de rio, o rancho é perfeito para relaxar. De junho a outubro, os visitantes podem fazer passeios de barco, mediante agendamento. As opções de hospedagem incluem suítes com acesso privativo ao rio, camping com infraestrutura completa e day use. Traga sua própria comida e bebida, pois o rancho ainda não oferece alimentação, mas um bar está previsto para abrir em breve. Som automotivo não é permitido.

Horário de funcionamento:
Somente com agendamento.
Informações: Facebook   Instagram 

Contato: (16) 9 9277-2493 | @pontedepedranx

Tesouro 

Depois de um século sendo conhecida pela mineração de diamantes, Tesouro, em Mato Grosso, está se reinventando como um destino promissor para o ecoturismo. As riquezas naturais da região incluem paisagens deslumbrantes, cachoeiras, rios, morros encantadores e uma comunidade acolhedora. A cidade, antes famosa pelo Triângulo do Diamante, agora atrai visitantes pelas suas belezas naturais.

Cachoeira do Borá

A Cachoeira do Borá é um dos principais atrativos de Tesouro. Formada por um pequeno córrego, a cachoeira cria um poço de águas claras e esverdeadas, perfeito para mergulho e flutuação. O local é ideal para acampar e contemplar um céu estrelado. Embora a cachoeira esteja em propriedade particular, a entrada ainda é gratuita. O acesso é complicado, sem infraestrutura ou sinal de celular, então recomenda-se visitar com um guia local.

Dica: Visite entre junho e setembro, durante a seca, para aproveitar águas mais claras.
Horário de funcionamento: Área privada, aberta ao público.
Custo: Gratuito, mas cada guia ou agência tem seu próprio tarifário.

Como chegar: Está localizada a 42 km de Tesouro. A estrada é de chão e o link do maps está marcado em frente à porteira: https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-do-bora-12629725 (por Guiratinga) e https://www.wikiloc.com/offroading-trails/cachoeira-do-bora-tesouro-77588255 (por Tesouro).

Cachoeira do Pinhão

Pouco conhecida, a Cachoeira do Pinhão é perfeita para um banho refrescante e relaxar na prainha ao redor. A visita exige autorização dos proprietários e um condutor local, sendo ideal para quem gosta de passeios 4×4 sem grandes dificuldades.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento.
Custo: Gratuito, com tarifário definido por cada guia ou agência.

Como chegar: Dá uma olhada no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/cachoeira-do-pinhao-77798171

Sapezal 

Sapezal não vive apenas do agronegócio. Embora seja um dos maiores produtores de grãos de Mato Grosso, o turismo vem crescendo gradativamente na região. Às margens do Rio Papagaio, três balneários oferecem lazer a preços acessíveis. As águas claras e esverdeadas do rio são perfeitas para canoagem, rafting e flutuação, encantando turistas e visitantes.

Aldeia Kolokote Wynã

Kolokote Wynã, que significa Rio Papagaio na língua do povo Haliti-Pareci, é uma aldeia situada às margens do rio. Recentemente aberta à visitação com foco no ecoturismo, a aldeia oferece diversas atividades: rafting, flutuação, grafismo corporal, vestes indígenas, arqueirismo e canoagem primitiva. Os visitantes também podem desfrutar de day use e camping, aproveitando a prainha, piscinas naturais e pequenas quedas d’água ao longo do rio

Informações: Balneário com Day Use e área de camping 
Contato:  (65) 99902-3046@aldeiakolokote

 

Publicado em